Camamu: População de Ilha Grande pede Socorro, e apoio contra a empresa multinacional Baroid Halliburton



Para encerrar a ordem do dia (17) foi lida a Moção proposta pelo Vereador Valnei Santos Mendes e recepcionada pelos demais integrantes da Casa, questionando a inércia em relação a um possível termo de ajustamento de conduta, ou um compromisso formal da Empresa Baroid Halliburton, com o Município de Camamu, na forma de compensação do passivo ambiental deixado pela Empresa, decorrente da exploração de minério no Povoado da Ilha Grande durante 70 anos;  e passados mais de 10 anos pouco se fez em favor da população. 

Por isso, propõe que a Senhora Prefeita do Município busque ações que possam levantar a discussão à cerca dos danos causados e a sua reparação, tomando como base os seguintes itens: 1 – doação de um terreno com dimensão de um hectare; a construção de uma usina de reciclagem do lixo e uma horta comunitária. 2 - melhoramento do sistema de água encanada, tornando-lhe potável e a extensão da rede de distribuição nas ruas onde ainda não há; 3 – emissão de escritura definitiva das casas em nome dos ex-funcionários.


Traz anexo um projeto de triagem e compostagem do lixo de Ilha Grande. O Projeto, na sua essência, busca reduzir os custos de transporte e a insalubridade, já que se realiza a triagem da matéria orgânica do lixo, mas, que é jogada de forma inadequada num brejo. 

Há de se destacar que a Baroid acumulou o lixo numa área de preservação ambiental, coberta com barro. Foram abertas imensas crateras nas áreas mineradas e o lixo de diversas origens; lixo químico e inclusive lixo hospitalar, comprometeram o lençol freático da Ilha. 

Nas áreas mais atingidas a Baroid vem distribuindo água mineral, mas que não chega a toda a população. Como se vê a Baroid Halliburton, 7ª maior mineradora do mundo, precisa de um projeto mais abrangente, com ações mais efetivas que preservem acima de tudo a saúde dos moradores da Ilha.




Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.