teste

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Participação feminina na política é uma responsabilidade de todos, afirma Edylene


A inserção das mulheres na política é uma grande conquista e um avanço na sociedade brasileira, seja como eleitoras desde a década de 193, seja como candidatas aos cargos públicos, uma mudança que vem sendo conquistada a passos lentos.
Os dados estatísticos apontam que dentre os eleitores no Brasil as mulheres são a maioria com mais de 51%. Embora sejam maioria enquanto eleitoras, a participação de mulheres eleitas ainda é pequena.  A Organização das Nações Unidas – ONU, alerta que mesmo com as regras da Justiça Eleitoral que buscam resguardar cotas mínimas de candidaturas femininas e de recursos financeiros a elas ainda não são garantia de que mais mulheres serão, efetivamente, eleitas no Brasil.
Com a nova regra de destinação de 30% de recursos de campanha para o fundo feminino, o número de mulheres candidatas tem aumentado. Segundo a ONU, este é o fato novo das eleições de 2018, em que as mulheres terão à disposição recursos para fortalecer as suas candidaturas, o que pode ter efeitos nos próximos ciclos eleitorais e alterar o baixo índice de mulheres eleitas na política brasileira.
Com essa mudança, já é possível notar um aumento do número de mulheres candidatas. O Partido Verde, por exemplo, apresenta nesta eleição 294 candidatas a cargos eleitorais, um total de 33,3%, ficando entre os partidos com maior representação feminina.
“A participação feminina na política é uma responsabilidade de todos. De nós, candidatas, que devemos nos empenhar nessa luta, na campanha, na busca de maior espaço; dos partidos, que devem garantir o mínimo de 30% do investimento e realmente fazer campanha para que suas candidatas sejam eleitas e não que entrem na disputa apenas para preencher cotas; dos agentes públicos em geral, que precisam trabalhar para que sejam respeitados os direitos das mulheres”, avalia Edylene Ferreira, candidata a deputada estadual pelo PV na Bahia.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Favorites More