teste

terça-feira, 9 de julho de 2019

Agentes de Saúde de Camamu participaram da 10ª Conferência Estadual de Saúde, em Salvador



Nesta segunda-feira deu início oficialmente à 10ª Conferência Estadual de Saúde, em Salvador. E, mais uma vez, Camamu foi representado. Alex Santos de Jesus como Delegado Trabalhador, Carolina Silva dos Santos (Coord. Vigilância sanitária e ambiental) como delegada gestora, Érica Adelina e José Ramos como delegados usuários.

A abertura foi realizada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas. Logo em seguida deu-se início à palestra Magna com o brilhante Drº Drauzio Varella. Muito requisitada a palestra, ele fez uma explicação histórica do SUS, desde o início com algumas doenças que ele só via em algumas determinadas regiões do país, como a esquistossomose, doença de Chagas e Malária até a atual situação do SUS.

Mesmo sendo um sistema de saúde com cerca de 30 anos e com suas complexidades, devemos ter orgulho dele, pois muitos serviços de saúde são feitos graças ao SUS. Lembrou que as pessoas costumam comparar a saúde pública do Brasil com a da Inglaterra, porém sem lembrar que esse país (bem menor que o Brasil) possui serviço de saúde público desde o fim da segunda guerra Mundial.

Alertou que muitas vezes do gasto desnecessário com exames que muitos médicos passam para acelerar o atendimento (que às vezes na anamnese correta poderia solucionar a problemática do paciente). Enfatizou que mais do que implantar um programa como o Mais Médicos (afirmou que é a favor para as regiões que não possui nenhuma assistência médica) deveria ser sempre feitas capacitações para as equipes da atenção básica (até o atendente de farmácia, citando um exemplo de uma lista para o paciente sempre preencher com os valores da aferição, se não estivesse melhorando, orientar o paciente a retornar ao médico) que são os que possuem mais contato com o paciente.

Por fim, alertou que o grande mal do século e o primeiro motivo de abstenção do trabalho vai ser a depressão, a partir de 2020.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Favorites More