teste

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Altamente contagiosa, catapora é uma das doenças mais comuns durante a Primavera


O clima do final do inverno e início da primavera se torna propício para o surgimento de novos casos de catapora, sobretudo entre as crianças. Altamente contagiosa e transmitida pelo vírus varicela-zoster, a doença é conhecida por causar manchas, pápulas (bolinhas) avermelhadas, vesículas (pequenas bolhas com conteúdo transparente dentro), coceira, além de febre baixa, cansaço e mal-estar. De acordo com a médica infectologista do Plano Boa Saúde, Clarissa Martinelli, neste período do ano, é comum haver surto da doença, notado pelo aumento significativo do número de pessoas em busca de atendimento médico, com a presença desses sintomas.

Por ser mais comum entre crianças, o médico alerta os pais sobre a importância de redobrar a atenção e os cuidados básicos com os pequenos. “O contágio da catapora pode ocorrer no contato direto com a saliva, tosse, lesões de pele e também, de mãe para filho durante a gestação. É importante ainda evitar que os infectados levem as mãos à boca e aos olhos, sem que haja higienização adequada e prévia”, afirmou. 

O contágio da doença é mais comum entre menores de 10 anos, sendo a vacinação um grande aliado no combate de um possível surto. Os sintomas da catapora começam a surgir no 21º dia da infecção e podem persistir por até 20 dias. 

Sinais e sintomas

– Manchas e vesículas avermelhadas pela pele
– Febre baixa
– Mal-estar e perda de apetite
– Cefaleia

Fatores de risco

– Ter menos de 10 anos de idade
– Não ter se vacinado contra catapora
– Baixa imunidade

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Favorites More