CAMAMU SEDIA REUNIÃO DA COOPERATIVA CENTRAL MATA ATLÂNTICA PARA DEBATER SOBRE CADEIA PRODUTIVA DO GUARANÁ

Ontem 23 de setembro, aconteceu na sede do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camamu, o Seminário de nivelamento e planejamento das ações da cooperativa Central Mata Atlântica em parceria com a cooperativa singular COOPROCAM.
O seminário contou com a presença dos cooperados e cooperadas, dos diretores e colaboradores das instituições parceiras.

O evento teve como objetivo o fortalecimento das cooperativas e das Cadeias Produtivas, com foco para o nivelamento das ações desenvolvidas pela Central Mata Atlântica em parceria com o governo do estado SDR/CAR, através do edital 10 Alianças Produtivas.

Representações:
José Domingos (Domão) presidente da COOPROCAM, Antônia Germana presidente da Central Mata Atlântica, Marilene Silva e Manoel Luís - STTR, Gerval Teófilo - Câmara Setorial do Guaraná, Wallace Aguiar - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional-CAR, Fernando Antônio - Secretário de Agricultura de Camamu, técnicos de ATER  da ASCOOB, João Nildo - ADT/SEPLAN, Elisângela Araújo e Pedro Alcântara da Agência de Desenvolvimento Solidário - ADS e da  Central de Comercialização - Conexão Solidária.

A presidente da Central Antônia Germana destacou a importância do projeto Aliança Produtiva do Guaraná da Bahia, através da CAR para atender as demandas da Cadeia, visando a melhoria da qualidade de vida dos produtores do território. Destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas em parceria com outras entidades em prol da organização das demais cadeias produtivas, exemplo da produção de alimentos, feiras agroecológicas, fruticultura, entre outras culturas.

O presidente da COOPROCAM Domão, destacou a importância do fortalecimento do corporativismo na região e a importância da organização e comercialização através do trabalho coletivo.

O secretário de agricultora Fernando Antônio, destacou a importância do trabalho em parceria, o comprometimento do prefeito Enoc Souza em prol do desenvolvimento do município, com foco para a melhoria das estradas, empoderamento das organizações e também dos agricultores familiares visando a geração de renda e qualidade de vida. O secretário se colocou à disposição da Central Mata Atlântica e das entidades parceiras do município.

Walace Aguiar - CAR falou do compromisso do governo em garantir investimentos para atender a parte de beneficiamento da produção com foco para o mercado consumidor.
Destacou ainda que o processo de execução da aliança como contratação dos profissionais e todo acompanhamento da CAR  na execução.

Elisângela Araújo da ADS/Conexão Solidária, falou do fortalecimento da agricultura familiar, os avanços e desafios que devem ser superados entre eles a comercialização em rede. Na oportunidade apresentou o projeto de apoio à agricultura familiar em prol da melhoria da renda familiar dos agricultores familiares.

De acordo com a participação e avaliação dos agricultores presentes o evento, foi muito positivo pois conseguiram entender melhor a importância do cultivo do guaraná e do processo de organização das cooperativas. Além de compreenderem que o foco da central será organização da base, e das cadeias produtivas com foco para controle social, comercialização, tecnologia, inclusão de jovens e mulheres e desenvolvimento sustentável do Território Baixo Sul.

ASCOM CAMAMU







Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.